Responsável: emeis e as suas filiais; Finalidade: Responder à consulta ou pedido de informação; Legitimação: Consentimento; Destinatários: os dados não serão comunicados a terceiros, exceto se legalmente exigido; Direitos: Acesso, retificação, supressão, bem como os demais incluídos na; Mais informações: Política de Privacidade www.emeis.pt
Envelhecer é um processo natural e inevitável, mas o envelhecimento ativo é uma escolha.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), a esperança média de vida dos portugueses é atualmente de 84,75 anos.
Mas como vivem estas pessoas? Estão ativas ou a padecer de doenças físicas e mentais?
Sem dúvidas, a forma como envelhecemos pode ser significativamente influenciada pelas escolhas mais ou menos saudáveis que fazemos.
E adotar um estilo de vida ativo e saudável é essencial para garantir uma melhor qualidade de vida à medida que envelhecemos.
Este artigo explora os benefícios do envelhecimento ativo, sua relação com a saúde do idoso, conselhos práticos e atividades que promovem este tipo de envelhecimento.
Tabela de Conteúdos
O envelhecimento ativo é um conceito promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2002, que enfatiza a importância de manter a saúde física, mental e social à medida que envelhecemos.
Trata-se da otimização das oportunidades para a saúde, “sendo a capacidade funcional o resultado da interação das capacidades intrínsecas da pessoa (físicas e mentais) com o meio”.
Ou seja, não se trata apenas de prolongar a vida, mas de garantir que a nossa saúde se reflita em qualidade de vida, autonomia e dignidade.
De facto, envelhecer ativamente é muito mais fácil quando participamos em atividades, como as promovidas em centros de dia para idosos, ou nos comprometemos com atividades culturais, espirituais e/ou cívicas.
A ideia é que os idosos permaneçam integrados na sociedade, contribuindo e participando ativamente na vida comunitária.
Os seus objetivos são amplos e visam melhorar a qualidade de vida em várias dimensões.
Manter-se fisicamente ativo ajuda a prevenir doenças crónicas, como a diabetes, doenças cardíacas e osteoporose.
Por outro lado, a atividade mental, como a leitura e a resolução de puzzles, pode prevenir o declínio cognitivo e doenças como a demência.
A manutenção da força, flexibilidade e mobilidade permite que os idosos realizem as atividades diárias com menos ajuda, preservando a sua independência.
Participar em atividades sociais ajuda a combater a solidão e o isolamento, problemas comuns entre os idosos.
A interação social regular está associada a um envelhecimento ativo e a uma melhor saúde mental e bem-estar.
Envolvimento em atividades comunitárias, participação em programas dos centros de dia e outras atividades, permitem que os idosos se sintam úteis e valorizados.
Consequentemente, beneficiam de maior autoestima e satisfação com a vida.
Para garantir uma boa saúde para os idosos, é essencial adotar um estilo de vida que promova o envelhecimento ativo, com algumas mudanças de hábitos.
Eis as principais dicas para cuidar da saúde do idoso:
Para promover o envelhecimento ativo em Portugal, em janeiro de 2024 foi aprovado pelo Governo o Plano de Ação para o Envelhecimento Ativo e Saudável.
Trata-se de um plano focado em projetos com medidas concretas para promover o envelhecimento ativo.
Entre estas medidas destacam-se a promoção de soluções de habitação colaborativa, programas de reconversão de competências, criação de rede de gestores 65+ e outras medidas.
De facto, para além das medidas do governo, é possível encontrar projetos de envelhecimento ativo privados.
Estes decorrem em espaços como ginásios, lares de idosos, centros comunitários e muitos mais locais onde o foco está na saúde preventiva.
Entre os projetos que as Residências emeis desenvolvem destacamos:
Com atividades que exerçam as capacidades físicas e mentais, os idosos podem manter a sua independência e sentir-se mais integrados e valorizados.
Assim é possível viver mais e melhor, com alegria, dignidade e propósito!E lembre-se: cuidar do seu ente querido é preparar-se para cuidar melhor de si próprio no futuro!