Responsável: emeis e as suas filiais; Finalidade: Responder à consulta ou pedido de informação; Legitimação: Consentimento; Destinatários: os dados não serão comunicados a terceiros, exceto se legalmente exigido; Direitos: Acesso, retificação, supressão, bem como os demais incluídos na; Mais informações: Política de Privacidade www.emeis.pt
Já começou a V edição do Torneio de Cozinha emeis. As aptidões culinárias e os conhecimentos gastronómicos dos Chefs de mais de 60 Residências emeis em Espanha e Portugal foram avaliados nesta competição. A Residência Flavicórdia, em Chaves, está na final, que acontece no dia 23 de setembro, no claustro principal do Hotel Parador de Alcalá de Henares, que representa a restauração da mais alta qualidade espanhola. Diego Guerrero, Chef com 2 estrelas Michelin e consultor gastronómico da emeis, faz parte do júri do concurso.
Na final da competição vão participar os seis Chefs das Residências finalistas: Córdoba Sierra, Residência Meco (Madrid), Residência El Campello (Alicante), Logroño e Torrelodones de Espanha e a portuguesa Flavicórdia, em Chaves, que também estarão acompanhados por uns críticos excecionais: os diretores técnicos dos seus próprios centros. O Torneio de Cozinha emeis, pioneiro no sector da assistência residencial, pretende reforçar a importância de uma cozinha de excelência nos centros seniores. Para isso, todos os cozinheiros das residências emeis participam num concurso em que é premiado o melhor prato, feito com os produtos sazonais que costumam utilizar nas suas cozinhas.
A finalista Flavicórdia, em Chaves, chega à final com o prato de atum teriyaki com nabo, figo e tártaro de dióspiro e abacate, mas para a seleção dos finalistas, diversos aspetos foram tidos em consideração. Um deles foram as notas que cada residência recebeu, por um lado, nos inquéritos de satisfação sobre a alimentação em 2020 e, por outro lado, na auditoria externa realizada em 2021 sobre higiene. Outro especto valorizado foi a iniciativa realizada no passado mês de março: “o lanche caseiro no teu centro”, que teve em consideração a originalidade da sugestão, as características nutricionais, o envolvimento das equipas participantes e, sobretudo, a avaliação dos residentes que a provaram.
O atum branco, o ingrediente principal
O Torneio de Cozinha emeis premeia a melhor preparação e apresentação, assim como originalidade, sabor e requinte. O Chef Diego Guerrero ficou responsável por decidir qual seria o ingrediente principal com que as seis equipas teriam que trabalhar na final: o atum branco bonito do Norte.
Falamos de um peixe azul muito consumido no nosso país. É rico em ácidos gordos e ómega-3, o que o torna num aliado no combate às doenças cardiovasculares e ajuda também a reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue. O bonito do norte também contém vitaminas e minerais, além de proteínas de alto valor biológico. Por tudo isto, é um alimento altamente recomendado para manter uma alimentação saudável e equilibrada e para além disso, é um peixe muito versátil que pode ser grelhado, guisado, consumido em conserva e acompanhado por verduras ou legumes.
Os seniores devem ter uma dieta adequada que também satisfaça as suas necessidades nutricionais por isso, todos os centros emeis possuem cozinha própria, onde são preparados menus adaptados às necessidades dos residentes, elaborados por um nutricionista e revistos pela equipa médica.
Gastronomia sustentável
Nesta edição, Diego Guerrero partilha o seu compromisso com a gastronomia sustentável e contra o desperdício de alimentos. A sua culinária tem em consideração a origem dos ingredientes, a forma como são cultivados, como chegam aos mercados e, por fim, aos pratos. Tudo isto, apostando na cultura gastronómica das diferentes comunidades autónomas e sem desperdiçar recursos naturais. Valores que a emeis partilha e, portanto, o júri premiará também o aproveitamento máximo dos alimentos e o mínimo de desperdício para contribuir para uma gastronomia sustentável.
Edição anterior
O IV Torneio de Cozinha emeis decorreu estádio Wanda Metropolitano em outubro de 2019. A residência Córdoba Sierra venceu o concurso com o prato “Presa al aroma de otoño”, lombo de porco ibérico em tataki com castanhas crocantes, acompanhadas de cogumelos e creme de abóbora. Nesta edição, o Chef com cinco estrelas Michelin Eneko Atxa fez parte do júri e, além disso, deu destaque à cozinha das residências seniores.
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=VnQA4rQdlM4[/embedyt]