Responsável: emeis e as suas filiais; Finalidade: Responder à consulta ou pedido de informação; Legitimação: Consentimento; Destinatários: os dados não serão comunicados a terceiros, exceto se legalmente exigido; Direitos: Acesso, retificação, supressão, bem como os demais incluídos na; Mais informações: Política de Privacidade www.emeis.pt
4 OUTUBRO – DIA MUNDIAL DO ANIMAL
A Casa de Avioso vai receber a visita de um coelho de uma das profissionais da emeis
A Residência Flavicórdia recebe os amigos de quatro patas da Associação dos Amigos dos Animais de Chaves
A Residência Doce Viver organizou uma visita à Escola de Cães Guia em Mortágua
Os benefícios da terapia animal para seniores são indiscutíveis. O vínculo emocional que surge entre as pessoas e os animais é incondicional e muito benéfico. Por isso, as Residências emeis desenvolvem frequentemente sessões de terapia com animais com os seus residentes e no Dia do Animal alguns dos centros vão receber visitas especiais. “De facto, inúmeros estudos afirmam que passar tempo com animais de estimação ajuda a baixar a pressão arterial e a frequência cardíaca. Além disso, desfrutar da sua companhia reduz o stress e a ansiedade, o que melhora o bem-estar e a qualidade de vida. Também combate a solidão das pessoas mais velhas e evita um estilo de vida sedentário”, explica André Rodrigues, Médico Coordenador das Residências emeis.
Os vínculos emocionais gerados nas Terapias Assistidas por Animais disponibilizam aos terapeutas vastos recursos terapêuticos para lidar com diferentes patologias. Os terapeutas da residência ajudam a envolver o residente na terapia proposta de maneira subtil, mas que, em muito pouco tempo, oferece benefícios físicos, sociais, emocionais e cognitivos aos residentes. Por estes motivos é frequente as Residências incluírem passeios especiais e receberem visitas de animais fomentando estes vínculos. Exemplo disso é a visita dos amigos de quatro patas da Associação dos Amigos dos Animais de Chaves à Residência Flavicórdia, na última semana de outubro, quando também será entregue uma doação de alimentos que será angariada nas semanas anteriores, tendo início no Dia do Animal. Em Colares, na Residência Praia Grande, os residentes tiveram a oportunidade de visitar a Quinta Pedagógica dos Burros de Magoito e na Residência Casa de Avioso vão celebrar o Dia do Animal com a visita de um coelho de uma profissional da emeis. A Residência Doce Viver está a organizar uma visita à Escola de Cães Guia a Mortágua, e hoje será realizada no exterior uma atividade sobre “Os Animais da Nossa Vida” em que o objetivo é que o sénior exteriorize o seu sentimento em relação ao animal favorito, e que surja um momento de partilha. São também frequentes as visitas ao Jardim Zoológico de Lisboa e da Maia, e no Dia do Cão, bem como no Dia do Gato, os residentes recebem a visita destes animais.
As terapias com animais são intervenções diretas com objetivos definidos, das quais participam animais que atendem a critérios específicos. Nesse sentido, é importante ter um planeamento prévio e um programa terapêutico estruturado, além de se monitorizar, registar e avaliar os resultados. E o mais importante, a participação controlada de um animal, que funciona como um facilitador para alcançar os objetivos. Embora cães e gatos sejam os animais mais comuns nesse tipo de terapia, aves, furões etc. também podem intervir.
As terapias com animais tornaram-se numa alternativa muito importante para melhorar a qualidade de vida dos residentes nas Residências emeis “terapias saudáveis e benéficas são promovidas e motivadas. Os nossos profissionais tentam tornar as sessões divertidas e tentam criar uma ligação especial entre os animais e os residentes”, acrescenta André Rodrigues.
Resposta de residentes com demência
A resposta física e cognitiva às terapias com animais é especialmente positiva em pessoas com Alzheimer ou demência avançada. Muitos residentes demonstraram um forte vínculo emocional com os cães e gatos que visitam as residências. Os moradores transmitem as boas lembranças que tiveram na juventude com um animal, e esse vínculo é inato, e é comum que os residentes com demência se lembrem do nome do animal de estimação.
Além disso, os terapeutas garantem que essa relação de afinidade é tão forte que consegue, em poucas sessões, gerar um nível de estímulo tão alto que se observam resultados em pouco tempo. Essas conexões geram sentimentos, lembranças e carinho, que mais tarde são refletidos noutras atividades com outros profissionais.
Principais benefícios das terapias com animais:
Praticamente todos os residentes podem participar na terapia assistida por animais, pois os seus propósitos e benefícios terapêuticos são imensos:
“Para além disso essas atividades são muito divertidas e por isso são muito bem recebidas pelos residentes o que permite criar um reforço positivo no sénior, que deseja repetir a atividade e, dessa forma, é possível atingir os objetivos relacionados com a reabilitação física e cognitiva. Todas as atividades são adaptadas às capacidades e ao grau de dependência do residente”, acrescenta o Médico André Rodrigues.
Nas Residências emeis, a implementação da terapia animal tem sido muito bem-sucedida. Todos os profissionais observaram resultados neste tipo de dinâmica, na qual as famílias também são convidadas a participar.