Residência emeis Viseu desenvolve terapias com animais para reduzir o stress e a ansiedade e melhorar o bem-estar dos seniores
02/12/2022

Os benefícios da terapia animal para seniores são indiscutíveis. O vínculo emocional que surge entre as pessoas e os animais é incondicional e muito benéfico. Por isso, a Residência emeis Viseu desenvolve frequentemente sessões de terapia com animais com os seus residentes. “De facto, inúmeros estudos afirmam que passar tempo com animais de estimação ajuda a baixar a pressão arterial e a frequência cardíaca. Além disso, desfrutar da sua companhia reduz o stress e a ansiedade, o que melhora o bem-estar e a qualidade de vida. Também combate a solidão das pessoas mais velhas e evita um estilo de vida sedentário”, explica Joana Sampaio, Diretora Técnica da Residência.

Os vínculos emocionais gerados nas Terapias Assistidas por Animais (TAA) disponibilizam aos terapeutas vastos recursos terapêuticos para lidar com diferentes patologias. Os terapeutas da residência ajudam a envolver o residente na terapia proposta de maneira subtil, mas que, em muito pouco tempo, oferece benefícios físicos, sociais, emocionais e cognitivos aos residentes.

As terapias com animais são intervenções diretas com objetivos definidos, das quais participam animais que atendem a critérios específicos. Nesse sentido, é importante ter um planeamento prévio e um programa terapêutico estruturado, além de se monitorizar, registar e avaliar os resultados. E o mais importante, a participação controlada de um animal, que funciona como um facilitador para alcançar os objetivos. Embora cães e gatos sejam os animais mais comuns nesse tipo de terapia, aves, furões etc. também podem intervir.

As terapias com animais tornaram-se numa alternativa muito importante para melhorar a qualidade de vida dos residentes e na Residência emeis Viseu “terapias saudáveis  e benéficas são promovidas e motivadas. Os nossos profissionais tentam tornar as sessões divertidas e tentam criar uma ligação especial entre os animais e os residentes”, acrescenta Joana Sampaio.

Todas as atividades são adaptadas às capacidades e ao grau de dependência do residente e as famílias também são convidadas a participar.

10/04/2024
11 de Abril – Dia Mundial da doença de Parkinson
21/03/2024
GRUPO ORPEA PASSA A CHAMAR-SE EMEIS
sono
13/03/2024
A importância do sono que cuidados especiais devemos ter para melhorar a sua qualidade?

Tens dúvidas?

Contacto connosco

Serviços especializados graças às suas unidades de tratamento de demência e de Alzheimer, de psicogeriatria ou de alta dependência, oferecendo assim cobertura e tratamento para as necessidades de cada idoso.