Residência Coimbra Sénior incentiva a ligação entre os seniores e as suas famílias
26/07/2023

DIA DOS AVÓS – 26 DE JULHO

A Residência Coimbra Sénior, em Cernache, comemora o dia dos avós, dia 26 de julho, relembrando o papel fundamental dos avós na unidade familiar. Para reforçar estes laços, a Residência integra as famílias na vida quotidiana dos seniores, não havendo horários de visita, disponibilizando espaços para refeições com a família e criando atividades abertas à participação de amigos e familiares.

Ao visitar a Residência Coimbra Sénior encontramos facilmente o neto do Professor Fernando Santiago. Com 13 anos e a estudar música, é presença assídua na Residência e normalmente podemos encontra-lo sentado ao piano para grande felicidade do avô. Há também uma grande probabilidade de encontrarmos o filho da animadora da Residência, Andreia Rosa, mas o instrumento predileto do Duarte Simões é o acordeão. Por esta altura encontraríamos também a filha da D. Emília Estorninho, arquiteta a vida toda, sempre teve também um grande gosto pela costura e durante toda a vida costurou várias mini roupinhas para as Barbies da filha que agora está a reunir todo o guarda-roupa que a mãe fez para organizar uma exposição na residência.

No dia dos avós é habitual encontrarmos os netos com os seus avós na residência, mas não é uma imagem exclusiva desta data.  “Há sempre familiares na Residência, apenas a conviver ou a participar em atividades, é como se viessem de facto visitar a casa dos pais ou avós”, afirma a Diretora Clínica da Residência Coimbra Sénior, Susana Couceiro.

Sobre a motivação da residência para promover este tipo de convívio, explica: “O conceito de residência mudou muito. O nosso centro é luminoso, moderno e acolhedor, com quartos personalizados para o residente, como deve ser um segundo lar. Um quarto onde é possível receber amigos e familiares. Viver numa residência não é sinónimo de ver menos a família. Todos trabalhamos para facilitar a manutenção dos laços familiares, para organizar atividades que facilitem o convívio entre os residentes, os seus filhos e os seus netos. As famílias têm um lugar prioritário no planeamento das atividades dos residentes”.

Atividades, passeios e refeições em família

Uma das iniciativas que os seniores da Residência Coimbra Sénior mais gostam de partilhar com as suas famílias são os passeios ao exterior. “Os residentes adoram este tipo de passeios porque se divertem e se desligam da rotina diária. Além disso, contribuem para o envolvimento ativo e melhoram a sua independência”, diz Susana Couceiro. “Já divulgamos por exemplo que o próximo passeio será uma visita ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima e uma visita às Grutas de Mira de Aire. Temos também o projeto intergeracional “Ritmamente” desenvolvido pela residência, é baseado na musicoterapia, a música normalmente é tocada pelas crianças (o neto do Professor Fernando e o filho da animadora Andreia) e ajuda a desenvolver os sentidos e ritmos dos residentes, contribuindo para uma rotina mais ativa e feliz”, explica.

“Todos os meses contamos também com a atuação do Grupo de Cavaquinhos GIROFLÈ, que anima sempre a nossa residência com música tradicional portuguesa. Nesta residência não falta música e todos sabemos que a música proporciona ótimos momentos de convívio”, acrescenta.

“Os almoços em família e entre amigos são igualmente convidativos e muito apreciados por todos”, acrescenta. “Comer é um prazer e é um prazer que deve ser partilhado com quem se ama”, explica a Diretora da Residência onde familiares e amigos podem comer os mesmos pratos que o Chef de cozinha do centro prepara para os seus residentes. “Os menus são preparados na própria cozinha do centro, concebidos por uma nutricionista e revistos pela equipa médica. Os pratos são apresentados em ciclos de cinco semanas em que não há repetição da ementa e que têm em conta a estação do ano. São sempre compostos por duas opções de primeiro e segundo pratos, com variações para residentes específicos (por exemplo, diabéticos). Os familiares degustam os mesmos pratos, o que significa, por um lado, que podem comer com o seu familiar e, por outro lado, têm a tranquilidade de saber em primeira mão que o seu ente querido está a comer uma boa ementa”.

“Um dos principais problemas dos seniores atualmente é a solidão. Quando a relação afetiva entre os mais velhos e os seus familiares continua a crescer, estes sentem-se mais fortes e gozam de melhor saúde física e psicológica. Sentem-se apoiados e cuidados e recebem um importante impulso para a sua autoestima. Por seu lado, os familiares e amigos apreciam o facto de a residência reforçar estas ligações tão importantes para o bem-estar dos seus familiares proporcionando vários momentos para que isso aconteça de forma natural e segura”, conclui Susana Couceiro.

10/04/2024
11 de Abril – Dia Mundial da doença de Parkinson
21/03/2024
GRUPO ORPEA PASSA A CHAMAR-SE EMEIS
sono
13/03/2024
A importância do sono que cuidados especiais devemos ter para melhorar a sua qualidade?

Tens dúvidas?

Contacto connosco

Serviços especializados graças às suas unidades de tratamento de demência e de Alzheimer, de psicogeriatria ou de alta dependência, oferecendo assim cobertura e tratamento para as necessidades de cada idoso.