Responsável: emeis e as suas filiais; Finalidade: Responder à consulta ou pedido de informação; Legitimação: Consentimento; Destinatários: os dados não serão comunicados a terceiros, exceto se legalmente exigido; Direitos: Acesso, retificação, supressão, bem como os demais incluídos na; Mais informações: Política de Privacidade www.emeis.pt
Durante o verão, especialmente quando os termómetros se aproximam dos 40ºC, é fundamental redobrar os cuidados com os seniores e as crianças, pois são os grupos mais vulneráveis ao calor. A sua menor perceção de sede e de calor pode rapidamente levar a situações de insolação, desidratação e disfunções em órgãos vitais como os rins, o coração ou mesmo o cérebro.
Com a consciência dos riscos associados às altas temperaturas, o Grupo emeis preparou um conjunto de conselhos úteis para ajudar os seniores a lidar com as ondas de calor de forma segura:
Os sinais de insolação podem ser confundidos com os de outras doenças, o que dificulta o seu reconhecimento. No entanto, se estes sintomas surgirem em dias de calor extremo, deve considerar a possibilidade de insolação e procurar assistência médica com urgência.
Os sintomas mais comuns incluem temperatura corporal elevada, pele avermelhada sem explicação aparente, aceleração do ritmo cardíaco, tonturas, dores de cabeça, náuseas e sensação de fraqueza. Enquanto aguarda avaliação médica, é recomendável baixar a temperatura do corpo com compressas de água fria na testa, pescoço ou pulsos, repousar com as pernas elevadas e ingerir líquidos em abundância.