Responsável: emeis e as suas filiais; Finalidade: Responder à consulta ou pedido de informação; Legitimação: Consentimento; Destinatários: os dados não serão comunicados a terceiros, exceto se legalmente exigido; Direitos: Acesso, retificação, supressão, bem como os demais incluídos na; Mais informações: Política de Privacidade www.emeis.pt
O impacto da pandemia provocada pelo COVID-19 na saúde mental da população sénior é indiscutível. O isolamento inicial, as limitações nas visitas familiares ou nas próprias saídas das residências, e a impossibilidade da continuidade de hábitos saudáveis direcionados para o envelhecimento ativo prejudica o equilíbrio psicológico e emocional. Com o início da terceira fase do plano de desconfinamento o Grupo emeis alerta para a importância de se cuidar da saúde mental e psicológica dos mais velhos.
Para o Grupo emeis, esta preocupação é uma prioridade, o atendimento nas residências é holístico, portanto os aspetos mentais e emocionais desempenham um papel tão importante quanto o físico. Só assim é possível garantir uma atenção integral à saúde e garantir um maior bem-estar para todos os residentes.
No contexto atual, é necessário dar mais atenção à saúde psicológica pois, como reconhecem os especialistas, com o período de pandemia, aumentam os casos de insónia, angústia e ansiedade. Portanto, os profissionais do Grupo emeis estão muito atentos aos possíveis sintomas que possam surgir, para evitar o aparecimento de depressões e prevenir complicações cognitivas e funcionais. Para além disso, os cuidados psicológicos e mentais são reforçados para dar um atendimento precoce e adequado aqueles que podem precisar de apoio.
Mas, no dia a dia, o mais importante é trabalhar as emoções positivas através de exercícios físicos, atividades recreativas e terapias e até mesmo através da alimentação.
Medidas para reforçar a saúde psicológica:
A saúde psicológica influencia a qualidade de vida dos mais velhos, é isso mesmo que esta pandemia está a revelar. Portanto, para combater o desânimo, as residências emeis promovem atividades e terapias que reforçam o bem-estar mental e emocional dos residentes.
Todas estas atividades e alternativas terapêuticas ajudam a saúde mental e psicológica de que quem reside nas residências do Grupo emeis, sendo que o acompanhamento psicológico profissional está sempre presente como forma de prevenção.