Responsável: emeis e as suas filiais; Finalidade: Responder à consulta ou pedido de informação; Legitimação: Consentimento; Destinatários: os dados não serão comunicados a terceiros, exceto se legalmente exigido; Direitos: Acesso, retificação, supressão, bem como os demais incluídos na; Mais informações: Política de Privacidade www.emeis.pt
A residência emeis Viseu integra as famílias na vida quotidiana dos seniores não tendo horários de visita, disponibilizando espaços para refeições com a família e criando atividades abertas à participação de amigos e familiares. No próximo dia 22 de Junho, a Residência pode ser visitada por qualquer pessoa que pretenda conhecer o seu modelo de atendimento personalizado, as instalações e as terapias que são usadas para melhorar a autonomia e a qualidade de vida dos residentes, na Jornada de Portas Abertas.
Um residente a trabalhar na plantação de ervas aromáticas da residência com a ajuda dos seus filhos, uma residente a almoçar com os seus sobrinhos uma ementa preparada na cozinha da residência, pelo Chef residente, um sénior a praticar atividades físicas com os seus netos no exterior da residência, são algumas das cenas que podemos ver ao visitar a Residência emeis Viseu, em qualquer momento do dia, pois é rara a atividade em que não esteja presente nenhum familiar dado que não há horário de visitas, “há sempre algum familiar presente a colaborar ou a participar nas atividades”, afirma a Diretora Clínica da Residência emeis Viseu, Joana Sampaio.
Os filhos acompanham frequentemente os pais em excursões, como aconteceu na última visita organizada pela Residência a Museus da Cidade de Viseu e uma amiga viúva de uma residente, da mesma idade, que apesar de não viver com ela na residência, pode acompanhá-la e desafiá-la nas visitas ao bowling no centro comercial. Estas cenas não são invulgares, pelo contrário. São o quotidiano da residência emeis Viseu, que valoriza a importância da família e dos amigos e reflete a mudança de um modelo de residência que procura uma maior abertura ao exterior. Graças ao apoio e às visitas dos familiares, o bem-estar dos residentes melhora consideravelmente, sendo um dos pilares fundamentais da sua saúde.
A Diretora Clínica da Residência, Joana Sampaio, sobre a motivação da residência para criar estas iniciativas, explica: “As residências mudaram muito. O nosso centro é luminoso, moderno e acolhedor, com quartos personalizados para o residente, como deve ser um segundo lar. Um quarto onde é possível receber amigos e familiares. Viver numa residência não é sinónimo de ver menos a família. Todos trabalhamos para facilitar a manutenção dos laços familiares, para organizar atividades que facilitem o convívio entre os residentes, os seus filhos e os seus netos. As famílias têm um lugar prioritário no planeamento das atividades dos residentes”.
“Um dos principais problemas dos seniores atualmente é a solidão. Quando a relação afetiva entre os mais velhos e os seus familiares continua a crescer, estes sentem-se mais fortes e gozam de melhor saúde física e psicológica. Sentem-se apoiados e cuidados e recebem um importante impulso para a sua autoestima. Por seu lado, os familiares e amigos apreciam o facto de a residência reforçar estas ligações tão importantes para o bem-estar dos seus familiares proporcionando vários momentos para que isso aconteça de forma natural e segura”, assegura.
Atividades, passeios e refeições em família
Uma das iniciativas que os seniores da emeis Viseu mais gostam de partilhar com as suas famílias são os passeios ao exterior. “Os residentes adoram este tipo de passeios porque se divertem e se desligam da rotina diária. Além disso, contribuem para o envolvimento ativo e melhoram a sua independência”, diz Joana Sampaio. “As famílias e amigos não têm limitações no acesso à Residência, podendo inclusive participar nas atividades de estimulação física e cognitiva programadas semanalmente e divulgadas na Residência. Já divulgamos por exemplo que o próximo passeio será a visita às Cavalhadas de Vildemoinhos e uma visita ao aeródromo da cidade, mas sem dúvida que a mais aguardada neste momento do ano por todos é o passeio à praia da Barra em Aveiro. São ainda desenvolvidas atividades com animais e realizados encontros intergeracionais no mínimo, trimestralmente.”
“Os almoços em família e entre amigos são igualmente convidativos e muito apreciados por todos”, acrescenta. “Comer é um prazer e é um prazer que deve ser partilhado com quem se ama”, explica a Diretora da Residência onde familiares e amigos podem comer os mesmos pratos que o Chef de cozinha do centro prepara para os seus residentes. “Os menus são preparados na própria cozinha do centro, concebidos por uma nutricionista e revistos pela equipa médica. Os pratos são apresentados em ciclos de cinco semanas em que não há repetição da ementa e que têm em conta a estação do ano. São sempre compostos por duas opções de primeiro e segundo pratos, com variações para residentes específicos (por exemplo, diabéticos). Os familiares degustam os mesmos pratos, o que significa, por um lado, que podem comer com o seu familiar e, por outro lado, têm a tranquilidade de saber em primeira mão que o seu ente querido está a comer uma boa ementa”.
JORNADA DE PORTAS ABERTAS | 22 DE JUNHO
Para além de permanentemente aberta às famílias e amigos dos residentes, no próximo dia 22 de Junho, a Residência emeis Viseu promove um grande dia de portas abertas, de forma a receber também quem quiser conhecer melhor o centro, os seus serviços e profissionais, as instalações e as terapias que são usadas para melhorar a autonomia e a qualidade de vida dos residentes.
PROGRAMA
Cuidar do Idoso com Demência
14H00 | Abertura
Dr. Luís da Silva, Diretor Regional Norte emeis Portugal
Dra. Joana Sampaio, Diretora Técnica emeis Viseu
14h30 | Demência no Idoso Institucionalizado: Cuidar na Demência
Dr. André Rodrigues, Médico Coordenador emeis Portugal
15h30 | Idadismo e Demência
Professor Doutor José Carreira, Presidente das Obras Sociais de Viseu
e Presidente da Associação STOP Idadismo
16h30 | Coffee Break
17h00 | Estimulação Multissensorial na Demência
Dra. Verónica Silva, MINDSENSES – Espaço Snoezelen e Serviços Terapêuticos
18h00 | Encerramento