Responsável: emeis e as suas filiais; Finalidade: Responder à consulta ou pedido de informação; Legitimação: Consentimento; Destinatários: os dados não serão comunicados a terceiros, exceto se legalmente exigido; Direitos: Acesso, retificação, supressão, bem como os demais incluídos na; Mais informações: Política de Privacidade www.emeis.pt
No próximo dia 21 de setembro celebra-se o Dia Mundial do Alzheimer, uma data que pretende sensibilizar para uma das doenças neurodegenerativas mais impactantes do nosso tempo. Para assinalar este momento, as residências emeis Portugal juntaram-se à campanha da Alzheimer’s Disease International que este ano tem o tema: “Pergunte sobre o Alzheimer / Pergunte sobre a Demência”, que lança um desafio à comunidade: “Pergunte hoje e comece conversas. Aprender mais sobre a demência pode fazer uma verdadeira diferença no futuro”.
Segundo estimativas internacionais, até 2050 mais de 139 milhões de pessoas poderão estar a viver com demência, um dado que reforça a urgência de falar sobre o tema, quebrar tabus e procurar informação junto de quem mais pode ajudar: profissionais de saúde, familiares, cuidadores e pessoas que vivem com a condição. Aprender mais sobre a demência pode fazer uma verdadeira diferença no modo como a sociedade enfrenta este desafio.
A emeis é pioneira em encontrar novas abordagens na luta contra o Alzheimer em Portugal. Como resposta a um país com uma população cada vez mais envelhecida e propícia a ter a doença que mais incapacidade gera, criou a primeira UPAD – Unidade Protegida para Alzheimer e outras Demências, primeira no país e no sector, na Residência Viriathus Sénior na cidade de Viseu, em 2021, estando novas unidades previstas para abrir em breve nas residências Rio Mondego (Coimbra), Bom Sucesso (Lisboa), Estuário do Douro (Vila Nova de Gaia) e Jardins de Santo António (Sintra). Estas unidades desempenham um papel crucial na mobilização e apoio a pessoas com demência e seus cuidadores. Em todas as residências emeis em Portugal tem sido reforçada uma cultura de cuidados centrados na pessoa, bem como incorporadas terapias cognitivas e meios inovadores de forma a criar no sector, um caminho único de combate à doença e ao seu retardamento.
Este ano junta-se à campanha “Pergunte sobre o Alzheimer” que pretende alertar e, acima de tudo, informar a população. Através do cartaz de QR Code que estará disponível em locais estratégicos de todas as 15 residências emeis, será possível colocar questões diretamente a especialistas, cujas respostas serão partilhadas ao longo do mês nas redes sociais. Será ainda realizado um webinar no dia 29 de outubro, onde serão discutidas e respondidas as questões mais relevantes, num espaço aberto de informação e partilha para todos os que quiserem participar.
Com esta campanha, as residências emeis pretendem reforçar a importância do diálogo sobre o Alzheimer e outras formas de demência, contribuindo para uma maior consciencialização, compreensão e apoio às pessoas que vivem com a doença e às suas famílias.