Como utilizar a água para melhorar a saúde

18/08/2021

Conheça os benefícios da praia e da piscina durante este verão

Para além de melhorar a saúde física, principalmente das articulações e dos músculos, o exercício físico no meio aquático melhora também a saúde mental e proporciona uma sensação de serenidade e relaxamento. Os especialistas do Grupo emeis reuniram alguns dos benefícios do meio aquático para que desfrute ainda mais do verão.

Estar numa piscina encoraja até as relações sociais e dá autoconfiança. Aumenta a confiança quando se trata de ousar e eliminar o medo que muitas vezes impede certas atividades. Isto é conseguido graças ao facto de que na água o peso do corpo é consideravelmente reduzido, ideal para os seniores.

Os exercícios aquáticos também proporcionam melhorias na flexibilidade e tonificação do corpo e ajudam a ganhar equilíbrio e resistência.

EXERCÍCIOS NA ÁGUA ADEQUADOS PARA SENIORES:

Andar na água, tentar caminhar contra a resistência da água com passos curtos ou longos e tentar empurrar as pernas;
Realização de movimentos circulares com tornozelos e joelhos;
Elevação lateral e frontal das pernas: este exercício é muito benéfico para praticar em pares, pois melhora o equilíbrio;
– Com os braços apoiados na beira da piscina, pedalar com as pernas como se de uma bicicleta imaginária se tratasse;

Um dos benefícios de se movimentar na água é que praticamente todos os músculos do corpo são exercitado. Na verdade, traz uma infinidade de benefícios para todos, independentemente da idade. Assim, quem não quer dar um mergulho?

OS BENEFÍCIOS DO YOGA SÉNIOR
21/03/2025
Os benefícios do yoga sénior na residência porto salus em azeitão
Sra. Teresa e Sr. Anibal
12/02/2025
O amor também acontece nas residências sénior “até já perdi a conta, mas sei que já passa dos 60 anos”
Residência Jardins de Santo António fachada
14/01/2025
emeis inaugura nova Residência Jardins de Santo António em Sintra

Tens dúvidas?

Contacto connosco

Serviços especializados graças às suas unidades de tratamento de demência e de Alzheimer, de psicogeriatria ou de alta dependência, oferecendo assim cobertura e tratamento para as necessidades de cada idoso.