Responsável: emeis e as suas filiais; Finalidade: Responder à consulta ou pedido de informação; Legitimação: Consentimento; Destinatários: os dados não serão comunicados a terceiros, exceto se legalmente exigido; Direitos: Acesso, retificação, supressão, bem como os demais incluídos na; Mais informações: Política de Privacidade www.emeis.pt
Rir melhora a saúde, e a terapia do riso é umas das técnicas que pode ajudar a superar dificuldades e a melhorar a saúde física e psicológica das pessoas. Numa altura em que o Grupo emeis inicia um retorno prudente à normalidade e às rotinas diárias dos residentes, retomando algumas dinâmicas de grupo, a técnica do riso é uma das terapias desenvolvidas em todas as residências do Grupo para promover o bem-estar e manter a juventude dos residentes.
Depois de um longo período de confinamento e incerteza é fundamental manter o pensamento positivo e otimismo perante a vida e o dia-a-dia. Seguindo todas as medidas estabelecidas pelo Governo e regras definidas pela Direcção-Geral da Saúde, as sessões de terapia do riso foram retomadas. Trata-se de uma técnica que, através de diferentes dinâmicas desenvolvidas para gerar emoções positivas, provoca o sorriso, o riso e a gargalhada.
Para além de melhorar a saúde física e psicológica das pessoas, também favorece a socialização e os relacionamentos interpessoais. Além disso, ter um bom sentido de humor ajuda a superar todos os obstáculos e dificuldades que a vida apresenta.
À medida que os anos passam, vamos perdendo a tendência natural para rir. A boa notícia é que é possível aprender a rir novamente. É apenas necessário praticar, ler piadas, memes, histórias de banda desenhada e assistir a monólogos, pois eles também contribuem para aperfeiçoar essa capacidade.
Os terapeutas das Residências emeis já verificaram e comprovaram os benefícios do riso nas sessões de terapia de riso que foram muito bem recebidas pelos residentes.
Dinâmica de grupo
A terapia do riso é recomendada para pessoas de qualquer idade, basta adaptar as sessões ao perfil dos seus participantes. Como o riso é contagioso, as sessões são realizadas em grupo, os residentes sentam-se em redor do técnico que realiza a sessão, que propõe uma série de dinâmicas adaptadas ao seu nível cognitivo e emocional.
No início, a dinâmica é suave, com o objetivo de descontrair o grupo e libertar alguma vergonha e a tensão dos participantes. Aos poucos, as sessões são animadas com jogos mais interativos: danças, expressão corporal, dinâmica de balões, etc. Inicialmente, o sorriso, o riso e a gargalhada são provocados e surgem timidamente de maneira artificial, mas logo fluem espontânea e naturalmente.
Principais benefícios do riso
Depois de participar numa sessão de terapia do riso, as pessoas afirmam sentir-se mais satisfeitas com as suas vidas, motivadas e dispostas a serem felizes. Portanto, esta técnica é uma excelente alternativa para melhorar a qualidade de vida dos mais velhos.