Responsável: emeis e as suas filiais; Finalidade: Responder à consulta ou pedido de informação; Legitimação: Consentimento; Destinatários: os dados não serão comunicados a terceiros, exceto se legalmente exigido; Direitos: Acesso, retificação, supressão, bem como os demais incluídos na; Mais informações: Política de Privacidade www.emeis.pt
Segundo um estudo da Marktest o número de portugueses com mais de 65 anos que acedem à internet praticamente duplicou em 5 anos, crescendo de 21% para 41%, e 35% dos seniores utiliza o smartphone para o fazer. Acompanhando o aumento desta tendência, as Residências emeis têm regularmente workshops sobre como utilizar a internet e as redes sociais para que os seus residentes se mantenham informados e digitalmente ativos.
Na Residência emeis Viseu, por exemplo, o tema do workshop escolhido no âmbito do Dia Mundial das Redes Sociais é: “Os Prós e Contras das Redes Sociais”. A Diretora Técnica da Residência, Joana Sampaio, explica: “Temos vários residentes que são bastante ativos nas redes sociais, utilizam facebook, vêm os vídeos do Reels do Instagram e do Tik Tok. Também utilizam Netflix para ver filmes e séries nos computadores e telemóveis e nós pretendemos que se mantenham assim, ativos na utilização de internet, mas que o façam com segurança, e que conheçam também os perigos de uma má utilização”.
Já na Residência Coimbra Sénior, irão abordar a temática através de uma conferência sobre a evolução da internet, “temos vários residentes que utilizam as suas redes sociais, incluindo o facebook e Instagram e pretendemos que saibam o máximo sobre o tema”, explica Susana Couceiro, Diretora Técnica da Residência.
A emeis, líder europeia no cuidado da dependência e no cuidado dos seniores, valoriza a formação e por isso desenvolve diferentes cursos e workshops que abordam temas como a informática, o uso da Internet, novas tecnologias e redes sociais, para que os mais velhos continuem a ser socialmente ativos e mantenham a autonomia durante o maior tempo possível. Precisamente, a participação e a formação ao longo da vida constituem dois dos pilares básicos proclamados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para um envelhecimento ativo e um maior bem-estar dos mais velhos.
As formações de algumas residências são direcionadas para o uso de smartphones, tablets e até mesmo do computador. Os residentes emeis utilizam a Internet principalmente para socializar e comunicar com os seus entes queridos. É por isso que os seniores são ensinados a procurar informações na Internet, a usar e-mail, chats e redes sociais. Na emeis Viseu destacam que os residentes “adoram trocar mensagens com familiares e amigos no WhatsApp e fazer videochamadas. Isso ajuda-os a manter o vínculo com o seu ambiente social”, explica Joana Sampaio.
Mas os seniores também aprendem a usar a internet para se divertirem e exercitarem o corpo e a mente. Em alguns workshops são estimulados através da utilização de realidade virtual ou através de consolas. Também é comum que muitas residências emeis tenham uma consola Wii (alguns residentes até têm a sua própria no quarto) e que o terapeuta ocupacional do centro desenvolva exercícios com a consola para melhorar a sua capacidade cognitiva ou para fazer ginástica.