Responsável: emeis e as suas filiais; Finalidade: Responder à consulta ou pedido de informação; Legitimação: Consentimento; Destinatários: os dados não serão comunicados a terceiros, exceto se legalmente exigido; Direitos: Acesso, retificação, supressão, bem como os demais incluídos na; Mais informações: Política de Privacidade www.emeis.pt
No dia 18 de março, a Residência Coimbra Sénior, em Cernache, acolhe a atividade Ritma’MENTE, um projeto iniciado em 2019 e que retoma agora, um dia por mês, a decorrer ao fim de semana. A Residência tem diariamente as Classes de Movimentos que envolvem sempre música e ritmo em sala, e têm por base a prevenção da demência, utilizando o ritmo como elemento dinâmico na mente.
A iniciativa, intergeracional, volta a realizar-se já com início no próximo sábado, com a participação da Academia de Dança e Música – Centr’arte, que levará à Residência um grupo de ballet com crianças e, ainda, a apresentação do jovem acordeonista, Duarte Rosa Simões. Irá decorrer no período da tarde e estará aberta à comunidade em geral.
O projeto Ritma’MENTE é uma classe de movimento onde a música e o ritmo estão sempre presentes, no qual todos os meses é escolhido um grupo para ir à residência e apresentar uma atividade relacionada com a música e com o ritmo, como forma de prevenção da demência, recorrendo à musicoterapia para melhorar a saúde dos seniores.
Nos meses de verão, irão ser criados espaços exteriores para estimulação sensorial junto da natureza, nos quais os residentes poderão construir alguns instrumentos musicais.
A participação numa classe de movimento promove resultados significativos, no aumento do estado de saúde e qualidade de vida, no desempenho físico, força muscular, flexibilidade, equilíbrio, mobilidade e diminuição do medo de queda em idosos.