Responsável: emeis e as suas filiais; Finalidade: Responder à consulta ou pedido de informação; Legitimação: Consentimento; Destinatários: os dados não serão comunicados a terceiros, exceto se legalmente exigido; Direitos: Acesso, retificação, supressão, bem como os demais incluídos na; Mais informações: Política de Privacidade www.emeis.pt
A solidão e o isolamento social são fatores que influenciam a saúde e a mortalidade dos seniores. As relações sociais, onde as tecnologias têm um papel promissor, reduzem o stress e a depressão, o que por sua vez pode melhorar a saúde física. O médico coordenador das Residências emeis em Portugal, o Dr. André Rodrigues, reuniu algumas sugestões de presentes tecnológicos para combater o isolamento social, estimular a cognição e facilitar as atividades diárias.
Apesar de existir um estereótipo de que os mais velhos são desconfiados em relação à tecnologia, os seniores estão cada vez mais disponíveis a abraçar as tecnologias para as suas atividades diárias.
O mais importante nesta época é estarmos próximos dos nossos entes queridos. Mesmo que não possa estar presencialmente com o seu familiar, não se esqueça que uma chamada telefónica ou vídeo, o envio de uma fotografia ou uma mensagem de voz, pode fazer toda a diferença.
Assim, o Dr. André Rodrigues, sugere 5 recursos tecnológicos imprescindíveis neste Natal:
Ao longo da nossa vida colecionamos recordações de momentos em família, viagens, celebrações. Uma moldura digital permite reunir numa tela todos esses momentos. Recordar estes momentos exercita as nossas mentes e mantém-nos ativos para a capacidade de considerar questões do passado e do presente.
Um E-reader, ou leitor de livro digital, é um dispositivo eletrónico desenvolvido especialmente para ler livros. Ao contrário da leitura num computador, tablet ou telemóvel, num E-reader a tela simula o papel, tornando a leitura mais confortável. Para além da capacidade de armazenar centenas de livros, permite ajustar o tamanho do texto, o que para um sénior com dificuldades na visão pode ser um aspeto muito positivo.
Cada vez mais seniores possuem um smartphone. Estes dispositivos permitem descarregar aplicações para ajudar a pessoa manter-se segura, entretida, e conectada com os seus amigos e família. Para além disso, possuem ferramentas integradas (calculadora, lanterna, despertador, câmara) que facilitam o dia-a-dia. Existem também aplicações ligadas à saúde, por exemplo, gestão de medicamentos e atividade física.
Já ouviu falar da Alexa ou Google Assistent? São Assistentes Virtuais que possuem suporte para diversos aparelhos de Smart Home, incluindo iluminação, eletrodomésticos, Smart TVs, e utiliza inteligência artificial para identificar e responder a comandos de voz, reconhecendo o pedido e conseguindo desenvolver uma conversação, com respostas inteligentes e adaptadas para cada usuário. Para os seniores, estes assistentes têm inúmeros benefícios, quer em termos de socialização como a nível de segurança e conforto.
Todos nós queremos manter a independência à medida que envelhecemos. Os Smartwatches podem ajudar, tendo capacidade de definir lembretes, rastrear movimentos, frequência cardíaca, contactar serviços de emergência e até alertar os seus entes queridos em caso de uma queda, por exemplo.
“Temos consciência de que nada substitui o contato e o toque humano. No entanto, o desenvolvimento tecnológico fará cada ver mais parte da nossa vida, e os seniores irão certamente beneficiar deste movimento”, conclui o médico coordenador das Residências emeis em Portugal.