Responsável: emeis e as suas filiais; Finalidade: Responder à consulta ou pedido de informação; Legitimação: Consentimento; Destinatários: os dados não serão comunicados a terceiros, exceto se legalmente exigido; Direitos: Acesso, retificação, supressão, bem como os demais incluídos na; Mais informações: Política de Privacidade www.emeis.pt
A colaboração com o Hospital Nossa Senhora da Arrábida (HNSA) faz da Residência Porto Salus, da emeis, em Azeitão, uma das mais completas do nosso país e uma referência no cuidado de seniores dependentes e/ou que necessitem de cuidados continuados ou paliativos. O apoio clínico do hospital permite à residência acomodar perfis que requerem cuidados especializados e permanentes, particularmente os quadros clínicos pós Acidente Vascular Cerebral (AVC), em que a reabilitação é um apoio fundamental.
A cada hora três portugueses sofrem um Acidente Vascular Cerebral e a maior parte fica com sequelas incapacitantes. No grupo etário acima dos 65 anos, o prognóstico é mais grave. A dependência consequente ao AVC é atualmente um dos principais motivos de admissão em Residências Sénior, e por este motivo a colaboração entre residências e recursos especializados, tais como hospitais e clínicas, é cada vez mais importante.
Para além disso, o complemento dos profissionais do Hospital Nossa Senhora da Arrábida permite à Residência Porto Salus apoiar a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) com estadias temporárias para residentes com estas necessidades. As parcerias entre o setor público e o setor privado são essenciais para enfrentar o desafio de uma população em envelhecimento e aumento da dependência dos seniores.
O HNSA disponibiliza cuidados de saúde multidisciplinares, dispõe de várias especialidades em ambulatório e está aberto ao público em geral e não só aos residentes. A competência e a experiência do corpo clínico, enfermagem, terapeutas e auxiliares fazem desta unidade um modelo de serviços de saúde de excelência. Recentemente reforçou os cuidados paliativos a doentes com patologias graves ou incuráveis com foco na dignidade da pessoa e alívio do sofrimento e também disponibilizou consultas multidisciplinares de geriatria e diabetes.
A Residência Porto Salus possui um espaço moderno e elegante que a torna convidativa, divisões que apelam ao conforto, uma cozinha com o seu próprio Chef que desenvolve ementas personalizadas consoante as necessidades dos residentes e quartos personalizáveis para um maior bem-estar. Estes são alguns dos atributos que fazem da Residência Porto Salus a melhor opção para quem procura uma segunda casa, uma extensão da sua unidade familiar, que traga tranquilidade a toda a família.
Em Portugal emeis possui 10 residências, 1 hospital e 1 clínica de reabilitação, distribuídos por todo o território nacional, com um total de 907 camas. As residências do grupo destacam-se por serem pioneiras na reabilitação de seniores, no atendimento de pacientes altamente dependentes e no tratamento de demências como Alzheimer. emeis inaugurou em 2021 a primeira residência com a primeira Unidade Protegida para Alzheimer (UPAD) em todo o Portugal.