A importância do sono que cuidados especiais devemos ter para melhorar a sua qualidade?
13/03/2024

15 DE MARÇO – DIA MUNDIAL DO SONO

O sono é uma necessidade fisiológica fundamental para a manutenção da nossa saúde mental e bem-estar geral. De acordo com a American Sleep Association, o sono é essencial à boa atividade do organismo aliás um sono com qualidade diminui o risco de problemas cardíacos, respiratórios e neurológicos. Cientes dos benefícios de dormir bem, as equipas multidisciplinares da emeis desenvolvem planos de cuidados especiais para melhorar a qualidade do sono dos seniores, especialmente se detetarem que têm um distúrbio do sono.

O sono, se for de qualidade, torna-se um fator fundamental para melhorar a saúde física, cognitiva e emocional, pois favorece o equilíbrio fisiológico e o sistema nervoso central, que tem um impacto favorável nos processos cognitivos e na função motora (deambulação e equilíbrio). Também reduz a fadiga e o mal-estar diário e até o risco de quedas nas pessoas mais velhas. Para além disso, melhora o humor, reduzindo a irritabilidade e a ansiedade.

Segundo o Médico Coordenador das Residências emeis, André Rodrigues, “o envelhecimento leva a alterações na bioquímica cerebral diretamente relacionada às funções do sono, o que se traduz numa maior dificuldade em adormecer, aumento de despertares noturnos e uma maior alternância sono-vigília; e, como consequência, a eficiência do repouso diminui”.

A insónia é o principal distúrbio do sono em seniores e é caracterizada pela dificuldade em iniciar ou manter o sono. A sua origem pode ser multifatorial, pois, às alterações fisiológicas do envelhecimento, podem juntar-se possíveis doenças, hábitos de sono incorretos, tratamentos farmacológicos e fatores psicossociais e emocionais que podem estar relacionados.

Nas residências emeis, mantêm-se medidas de acompanhamento alimentar e hábitos de sono adequados:

HÁBITOS QUE FAVORECEM UM SONO REPARADOR:

Nos centros emeis, são colocados em prática certos cuidados que ajudam a alcançar o sono adequado. Entre eles, André Rodrigues destaca os seguintes:
– Manter uma hora regular para dormir e acordar;
– Prestar especial atenção ao ambiente, favorecendo um ambiente silencioso com níveis reduzidos de luz e ruído;
– Estabelecer uma temperatura adequada no quarto, para alcançar um estado de calma que facilite a indução do sono;
– Evitar alimentos ou bebidas estimulantes à tarde;
– Realizar exercício físico durante as primeiras horas do dia, de preferência. Visto que o exercício antes de dormir pode ter um efeito estimulante e ter um efeito oposto ao procurado;
– Evitar assistir a programas que possam gerar exaltação, ansiedade ou medo, bem como ecrãs de computador, tablets ou telemóveis;
– Sestas de menos de 30 minutos. Dessa maneira, os seniores podem descansar parcialmente, mas sem alterar o seu ciclo circadiano.

CUIDADOS PARA OS DISTÚRBIOS DO SONO:

Quando os hábitos com o cuidado com o sono não são suficientes, “o médico realizará uma avaliação exaustiva para descartar os fatores de risco. Cada caso será tratado individualmente, tendo em consideração o estado funcional e cognitivo”, diz o Médico Coordenador da emeis.

Na maioria dos casos, os seniores estão envolvidos em atividades terapêuticas, em que são dadas recomendações e desenvolvidas estratégias.
No caso dos que têm problemas cognitivos, o seu repouso noturno será monitorizado para mostrar os problemas que caracterizam essa condição e descartar complicações médicas, desconfortos ou medos.

10/04/2024
11 de Abril – Dia Mundial da doença de Parkinson
21/03/2024
GRUPO ORPEA PASSA A CHAMAR-SE EMEIS
sono
13/03/2024
A importância do sono que cuidados especiais devemos ter para melhorar a sua qualidade?

Tens dúvidas?

Contacto connosco

Serviços especializados graças às suas unidades de tratamento de demência e de Alzheimer, de psicogeriatria ou de alta dependência, oferecendo assim cobertura e tratamento para as necessidades de cada idoso.